Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    Jaime Martinez Amante: "Recordações de uma sã loucura"

    Jaime Martinez Amante e Pedro Batalha, colaborador do Naturales


    Cumprem-se hoje - 25 de Julho de 2021 - Vinte anos de existência do
     NATURALES - Correio de Tauromaquia Ibérica.

    As suas origens remontam à primeira grande experiência da tauromaquia portuguesa no mundo cibernauta. Chamava-se “Tauromaquia Portuguesa Online “ e tinha como responsável Fernando Dias.


    Surgiu na rede a 7 de Maio de 1997. Em Junho a página é apresentada em Badajoz no Hotel Rio, cuja Feira Taurina de São João é integralmente transmitida em directo, via internet, pelo seu site.

    Curiosamente, Fernando Dias tinha iniciado essa experiência em Madrid desde o Hotel Rafael Las Ventas com pequenos apontamentos da Feira de San Isidro desse ano.


    Mais tarde alargou a experiência das transmissões em direto na Feira Nacional do Cavalo na Golegã e no Salão do Cavalo em Vila Franca de Xira. 


    Fernando Dias, juntamente com Eduardo Leonardo - Site Toiros e Cavalos - foram os pioneiros dos sites taurinos em português. 


    Conheci Fernando Dias pela mão do seu cunhado José Agostinho dos Santos, por volta dos anos 80 - entre 85 e 88 - cheguei a ser entrevistado num Programa taurino que Fernando Dias realizava, produzia e apresentava, numa Rádio local, creio que para os lados da Venda do Pinheiro (Malveira).

    A Festa dos Toiros, amarrada a uma informação tradicionalista, viveu uma autêntica revolução informativa com a chegada da Internet. A grande Rede de Redes oferecia uma nova ferramenta, a possibilidade de propagar a informação no tempo e na hora.


    Fernando Dias convidou-me a colaborar quase em simultâneo com convite idêntico do meu grande amigo Miguel Ángel Moncholi, pioneiro do maior fenômeno internauta taurino - Burladero.com  - em todo o mundo.


    No famoso e pioneiro site espanhol fui correspondente em Portugal de 2000 a 2002 ano da sua extinção. Mais tarde em 2003 transitei para o Burladerodos.com.


    Por essa altura já o Eugénio Eiroa Franco - extraordinário jornalista espanhol - provavelmente o galego que melhor conhece Portugal, mantinha uma grande amizade com  Fernando Dias e era colaborador assíduo no site português.


    É por volta de 2001 que surge a primeira crónica da actual Directora do Naturales, a Patrícia Sardinha, ainda no site original, creio que de uma corrida no seu Alentejo, mas não posso precisar.


    O estado de saúde de Fernando Dias agrava-se e o Tauromaquia Portuguesa On-line vai lentamente desaparecendo do convívio, das centenas de aficionados que diariamente visitavam o site.


    Eugénio Eiroa lança-me um desafio, perpetuarmos a afición, a dedicação e o trabalho de Fernando Dias criando uma publicação de distribuição gratuita em formato PDF, um projeto luso-espanhol que desse seguimento ao já moribundo Tauromaquia Portuguesa On-line.


    Nascia o NATURALES- Clube de Amigos da Tauromaquia Portuguesa com a primeira edição a 25 de Julho de 2001 que contou com a colaboração da maioria dos colaboradores da antiga plataforma taurina.


    Fernando Dias ainda teve acesso aos primeiros NATURALES vindo a falecer em Setembro de 2002.

    Por esses anos, tanto o Eugénio como eu estávamos ocupadíssimos nas nossas vidas profissionais.


    Eu era responsável da Área Alfandegária de uma empresa de resíduos industriais perigosos em Leiria e ainda apoderava o novilheiro Mário Miguel e o cavaleiro Rui Santos, representava em Portugal o espetáculo El Bombero Torero e muitas vezes colaborava com Jesus Gil ao acompanhar o espetáculo cómico principalmente na Estremadura espanhola. Ainda encontrava tempo para deslocar-me aos Açores com toureiros espanhóis e colaborar com algumas empresas taurinas do país vizinho.


    Épocas em que vivia diariamente uma sã loucura taurina.


    Com naturalidade e muita dedicação e profissionalismo Patrícia Sardinha tomou conta das rédeas do NATURALES e o seu trabalho é hoje um êxito.


    Pelas páginas do Naturales passaram nomes conhecidos da escrita taurina, Drº Paulo Pereira, Drº Domingo da Costa Xavier, Drº Nuno Corujeira, Francisco Morgado, Drº Vítor Escudero, Drº Arlindo Telles, Nelson Lampreia, Paulo Pessoa de Carvalho, Duarte Bettencourt, Luís Ferreira (Açores) Raul Gordon Blasini (Venezuela) Magaly Zapata (Perú) Rosa Jiménez Cano (Espanha) e tantos outros que a memória não dá para tanto.


    Hoje NATURALES é a mais antiga fonte de informação taurina em Portugal na rede globalizada.


    Vinte anos depois, o panorama taurino português na rede global é muito diferente daquele em que se aventuraram Fernando Dias e Eduardo Leonardo.


    À Patrícia Sardinha e a todos os seus colaboradores que mantêm esta sã loucura de produzir informação taurina, em Portugal, os meus respeitosos e  sinceros parabéns.


    “Que Dios reparta suerte”

    Jaime Martinez Amante