Maestro António Badajoz - faleceu hoje uma lenda do toureio de prata

NATURALES
Publicado por -

  


Faleceu hoje a lenda dos toureiros de prata, mestre António Badajoz.

António Pereira Cipriano "Badajoz" nasceu em Coruche a 22 de setembro de 1922.

Foi aprendiz de ferrador numa oficina de Coruche antes de se dedicar profissionalmente à arte de tourear, tendo recebido ensinamentos de Francisco Susana, passou a profissional na Praça de Toiros do Campo Pequeno, em 9 de setembro de 1949. Já profissional, começou a ensinar a arte ao seu irmão mais novo, Manuel Cipriano «Badajoz», que seguiria os passos do primogénito, tomando a alternativa de bandarilheiro em 1953. Os irmãos «Badajoz» fariam, a partir daí, boa parte das suas carreiras toureando juntos.

Nos anos 1960 António Badajoz integrou a quadrilha do matador Manuel dos Santos, com José Tinoca e Manuel Barreto, uma formação de tal modo competente que o público e a crítica chamava de Quadrilha-Maravilha. Além de Manuel dos Santos, vestiu-se igualmente de prata nas quadrilhas de Francisco Mendes, José Júlio e José Trincheira e de um conjunto importante de cavaleiros tauromáquicos — João Branco Núncio, Luís Miguel da Veiga, José João Zoio, Emídio Pinto, Manuel Jorge de Oliveira e Paulo Caetano

Os irmãos António e Manuel Badajoz fundaram nos anos 1950 a Escola de Toureio de Coruche, que viria a originar o aparecimento de vários bandarilheiros e matadores — entre estes, José Simões, Ricardo Chibanga, José Falcão, Óscar Rosmano, Parreirita Cigano e Vítor Mendes os últimos alunos desta escola foram José Alexandre e João Carlos Lorena.

António Badajoz despediu-se do público no Campo Pequeno, em 5 de setembro de 1991.

Partiu hoje aos 99 anos, um verdadeiro maestro do toureio de prata. 

A Tauromaquia mais pobre.

Que descanse em Paz.





Fonte: https://pt.wikipedia.org/
Fotografia: MariaMilHomens/Arquivo
Tags: