Sobral: Lotação esgotada na corrida de homenagem a Rui Salvador
A centenária praça de toiros de Sobral de Monte Agraço esgotou a sua lotação para assistir à tradicional corrida de toiros inserida nas Festas e Feira de Varão 2024, deixando um voto de confiança ao trabalho do empresário José Luís Gomes, e associando â homenagem a Rui salvador que esta temporada se despede das arenas. Bom espectáculo, para o qual contribuiram em diversas medidas os exemplares de Lopes Branco, com volta à arena após a lide do quinto e com o sexto a regressar ao campo.
Na corrida há, também, a registar a colhida de João Moura com uma queda algo aparatosa mas felizmente sem gravidade, encontrando-se o cavaleiro de Monforte a convalescer em sua casa depois de ter passado pelo hospital de Loures. Foi logo após a cravagem do primeiro comprido, com o toiro a alcançar a garupa do cavalo e Moura a cair pelo lado direito da montada provocando alguma angústia em todos quantos assistíamos ao espectáculo.
Este primeiro toiro acabou lidado por António Telles que cumpriu a papeleta sem destaques de maior e se recusou a dar volta com o forcado.
Em segundo lugar actuou Rui Salvador, numa lide bem medida, sem pressas, com bons momentos de lide, com um bom segundo comprido e diversidade e sentido de lide e de oportunidade na ferragem curta que foi toda ela de boa nota e com fortes aplausos do público.
João Moura Jr lidou o seguinte toiro e teve uma lide de classe e suavidade quer na brega e remates quer na cravagem de ferragem, deixando muito boa nota neta sua passagem por Sobral. Uma actuação em grande.
António Telles lidou o quarto da tarde com destaque para o bom terceiro comprido e para o 4º curto em que pisou terrenos de compromisso e cravou como mandam as regras.
João Ribeiro Telles marcou a tarde montando o Ilusionista e pela forma como, com ele, cravou os dois últimos curtos que empolgaram o público que lhe tributou fortes ovações.
Finalmente, João Salgueiro da Costa com uma actuação de muito mérito e no seu estilo clássico, vibrante por vezes, com destaque para 2º e 4º curtos. Deixou bom ambiente.
Para pegarem os seis de Lopes branco, saltaram à arena forcados dos Amadores de Lisboa e Amadores de Arruda dos Vinhos. Pelos Amadores de Lisboa, todos a consumarem ao primeiro intento, estiveram na cara dos toiros Pedro Félix, Renato Avelar e Pedro Nunes que se despediu ao fim de 20 anos de actividade. Pelos Amadores de Arruda dos Vinhos, foram caras Rodrigo Gonçalves à 1ª; Tiago carreira à 1ª a emendar Nuno Aniceto que se lesionou na 2ª tentativa e o cabo Rodolfo Costa à segunda tentativa.
Dirigiu o espectáculo Tiago Tavares assessorado pelo veterinário Jorge Moreira da Silva.
Texto e foto: António Lúcio