Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    Centenário da Praça de Toiros de Mourão: vários "concorrentes" à organização do festejo taurino


    Já aqui referimos no NATURALES, que a Praça de Toiros Dr. Libânio Esquível em Mourão, cumprirá no próximo dia 23 de Abril, 100 anos da sua inauguração. Uma efeméride que não pode deixar de modo algum ser passada em branco, não só pela idade que comemora, bem como pela importância que a pequena e simpática praça representa a cada temporada por nela se dar início à época taurina em Portugal. 

    Pela Praça de Toiros em Mourão muitos foram os artistas que ali passaram, entre cavaleiros, espadas, grupos de forcados,... praticamente todos terão actuado naquele ruedo alentejano que, curiosamente, já chegou a ter trincheira (e se já achamos a sua arena pequena agora, imaginem antigamente...). 

    1981989_10151917310927056_1666346139_n

    Muitas das grandes Figuras do Toureio ali debutaram, outras ali já foram consagradas. Tomemos de exemplo dois casos: o cavaleiro Mestre José Batista que aos 13 anos, e montando o cavalo Ideal, ali se apresentou pela primeira vez; ou o do Mestre José Júlio, que em 2008, e com 73 anos recém completados, brindou os presentes com uma faena de enorme valor e toreria.

    Estes e outros factos, fazem da pracinha de toiros em Mourão um local especial para a afición. Por isso que muito se justifica que agora o seu Centenário mereça ser comemorado com pompa e circunstância. 

    Também deve ter sido por isso que, ao que consta, pelo menos quatro pretendentes se apresentaram para organizar o espectáculo tauromáquico junto da entidade camarária, que a mês e meio do aniversário nada ainda manifestou publicamente de intenção de festejos, sendo que todos os empresários interessados já estabeleceram contactos com artistas com esse propósito.

    Entre "repetentes" e "novatos" a organizar festejos naquela praça, e sem qualquer confirmação oficial, mas o que corre de zunzuns pelas ruas mouranenses é que poderá o festejo ter sido entregue à proposta "mais económica" e que ao invés de uma corrida de toiros, Mourão poderá ter em 2022 mais outro Festival Taurino por contar com a participação de pelo menos um cavaleiro amador e, pasme-se, sem a presença de Toureio a Pé

    Uma praça que sempre elevou a arte de Montes, não ter essa vertente integrada no seu festejo de centenário, será uma tristeza efectivamente para os verdadeiros aficionados locais e não só. 

    Aguardemos que reine a sensatez e acima de tudo a qualidade do toureio a que Mourão sempre nos habituou, e oxalá tudo não passe verdadeiramente de zunzuns...e que a comemoração do centenário e o cartel do espectáculo tauromáquico, possa em breve ser conhecido.