Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    Crónica: “Destaque para os Júniores das Dinastias no Coliseu de Redondo”



    O Coliseu de Redondo tornou a abrir praça este ano com o tradicional Festival de Beneficência. Um festival com um cartel interessante, já que juntava alguns nomes conceituados e outros que estão agora a dar os primeiros "galopes". Sem esquecer a apresentação do mexicano Emiliano Gamero, que pela primeira vez se apresentava fora das “américas”.

    Desta feita em praça os cavaleiros Filipe Gonçalves, o rejoneador Emiliano Gamero, Luís Rouxinol Jr e os cavaleiros praticantes Mara Pimenta, Joaquim Brito Paes e António Telles filho.

    As pegas ficaram a cargo dos Forcados Académicos de Elvas, Amadores de Redondo e Amadores de Monsaraz.

    Foram lidados novilhos da divisa de David Ribeiro Telles.

    Abriu praça Filipe Gonçalves um cavaleiro com pouca praça na última temporada. Diante um novilho escorrido de carnes mas com muita pata, Gonçalves colocou dois bons ferros compridos. De realçar a brega inicial na preparação das sortes. Nos curtos a cravagem foi intermédio de sortes cambiadas com destaque para o terceiro citado em curto. Terminou a atuação com um violino.

    Emiliano Gamero que se apresentava pela primeira em Portugal onde vem fazer campanha, chamou logo a atenção pelo seu trage tradicional mexicano e pelos arreios e adornos das montadas. Num toureio inspirado no rejoneio, Gamero colocou três compridos de boa nota. Nos curtos teve uma brega arrimada ao novilho com piruetas na cara do oponente, mas na hora de cravar denotou algumas dificuldades falhando o primeiro ferro e levando um toque forte na montada no segundo.

    Na preparação do terceiro ferro a montada ao arrancar para o toiro partiu a pata. Depois houve a colocação de dois violinos adornando a lide com levantadas de bonito efeito. 

    Gamero mostrou necessitar de mais tempo para se ajustar à forma de tourear em Portugal. Até ao momento da colocação do ferro parece fazer tudo em condições dentro do seu estilo de toureio, mas no momento da cravagem as dificuldades são evidentes, sendo estas disfarçadas por sortes de recurso como o violino. Estou convencido que trabalhando com “mestres” do toureio nacional e com outras montadas, que Emiliano Gamero tem mais para mostrar.

    Luís Rouxinol Jr é uma presença assídua no Coliseu de Redondo onde goza de alguma popularidade. Recebeu bem o novilho por ambos os pitons e colocou um bom ferro comprido. O segundo ferro ficou muito traseiro mas o cavaleiro emendou a mão a seguir. 

    Nos curtos andou correto compreendendo o novilho que tinha pela frente, preparou as sortes de forma correta e cravou de frente.

    Mara Pimenta uma jovem repetente no festival do Coliseu de Redondo e possivelmente em ano de alternativa, recebeu bem o novilho e colocou dois bons compridos. 

    Abriu a série dos curtos com a mesma montada e com um bom ferro. Retomou a lide com nova montada e andou ligada ao toiro preparando as sortes levando o novilho “entretido” na garupa. 

    Preocupou-se em cravar frente mas em virtude de abrir muito o quarteio no momento da cravagem a sorte resultou mais aliviada. Terminou com um ferro de palmo.

    Joaquim Brito Paes que a temporada passada tinha dado muito boa nota de si, mostrou estar à altura de maiores responsabilidades. Iniciou a função com dois compridos daqueles de pedir música. 

    Nos curtos destaque para o terceiro ferro de praça a praça a dar vantagem ao novilho. A partir daí mais dois ferros com uma ligeira batida ao piton contrário com remates justos.

    Fechou praça um dos mais aclamados cavaleiros praticantes da atualidade. António Telles filho mostrou em praça que a dinastia Telles tem futuro assegurado. Recebeu bem o novilho da casa e cravou três bons compridos a antever uma boa série de curtos. 

    Lide a uma só mão... Coisa rara por estes tempos, desenvolveu uma lide baseada em sortes frontais muito bem preparadas sem que se nota-se a intervenção dos bandarilheiros.

    No capitulo das pegas os Académicos de Elvas pegaram intermédio de Luís Carvalho à primeira e Eduardo à segunda tentativa.

    Pelos Forcados Amadores de Redondo pegaram o cabo Daniel Silva à quarta tentativa a sesgo e após dobrar dois forcados que sairam lesionados e Diogo Brejo à segunda tentativa.

    Os Amadores de Monsaraz fizeram o pleno com duas pegas à primeira, pegaram Mauro Garrido e Gabriel Oliveira, sendo esta a pega da tarde.

    Os novilhos da ganadaria David Ribeiro Telles, deram um muito bom jogo, embora na minha opinião “escorridos de carnes”.

    Dirigiu o espetáculo Domingos Jeremias sem ocorrências de maior, embora com critério largo na cedência de volta a Emiliano Gamero, que se aceita, dada a natureza do festival e na sua estreia em Portugal, ter ficado privado de uma montada.

    Luís Gamito