Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    Ganadarias Branco Núncio e Passanha vencem Troféus em disputa - crónica


    Como é tradição, o início da temporada em Évora é marcado pelo prestigiado Concurso de Ganadarias que conta já com a 63º edição. Este ano, em praça estiveram três cavaleiros que até ao momento se têm destacado: João Moura Jr., Francisco Palha e Luís Rouxinol Jr., numa praça quase lotada. As pegas ficaram a cargo dos Forcados Amadores de Santarém e Évora. Para ambos os grupos, era o último Concurso de Ganadarias de Évora que os cabos assumiam.

    A disputar os troféus de Bravura e Apresentação estiveram em praça as mesmas ganadarias da temporada passada, com o intuito de repetir o êxito, no entanto esse desejo não foi alcançado, faltando bravura em alguns astados. Nos curros da Arena d´Évora estiveram exemplares das ganadarias Romão Tenório, Murteira Grave, Calejo Pires, Branco Núncio, Passanha e Santa Maria.

    Abriu praça João Moura Jr. diante um bonito toiro de Santa Maria de 570kh ao qual colocou dois compridos com correção. Nos curtos iniciou a lide com ladeios justos junto à trincheira com o toiro a investir. Colocou três curtos em sortes frontais. Depois já com nova montada citou de praça a praça para a colocação de um curto e um palmo. Uma lide de pouca transmissão perante uma Praça de Toiros de Évora com um ambiente bastante frio de início.

    Moura Jr. teve pela frente como segundo toiro so seu lote, um bonito toiro de Murteira Grave de 510kg. Nos compridos repetindo o cavalo de saída colocou dois bons ferros compridos. Nos curtos iniciou a lide citou de praça a praça e cravou em sortes cambiadas. Lide complicada perante um toiro que investia com arreões na montada. Rematou a lide com o cavalo Hostil tentando elevar a lide a outro patamar e conseguiu com suas boas “mourinas” com destaque para a segunda levantando o público das cadeiras.

    Francisco Palha teve por diante o toiro da divisa de Calejo Pires de 450kg com uma pelagem peculiar mas pouco trapio para um concurso da importância de Évora. Nos compridos, iniciou com uma sorte gaiola bem conseguida e um segundo ferro de praça a praça a dar vantagens ao toiro. Nos curtos, depois de duas passagens em falso, colocou um bom curto de praça a praça. Destaque também para o terceiro curto e último. Numa lide morna.

    Na quinta actuação da tarde, Francisco Palha lidou um exemplar de Passanha de 580kg. Nos compridos esteve em plano superior com dois bons ferros. Nos curtos, colocou um primeiro ferro sem antes evitar um derrote forte na montada, para depois trocar de cavalo e a lide subir de tom, preparando os ferros com ladeios justos, deixando o toiro em sorte e cravando. Terminou a lide com o Roncalito e não se livrando de um susto com a montada a perder as patas e caindo sem que o toiro investisse.

    A Luís Rouxinol Jr. calhou em sorte como primeiro do seu lote um toiro de Branco Núncio de 610kg (vencedor do troféu bravura). Iniciou a lide esperando o toiro à porta dos curros e aguentou a investida com muita pata da rês em duas voltas ao ruedo. Colocou dois bons ferros compridos. Nos curtos a lide iniciou com a cravagem de um ferro traseiro para emendar a mão e em curto colocou um bom ferro. Daí em diante a lide subiu de tom com mais três ferros sempre rematados com uma bonita brega, levando o toiro na garupa do cavalo e deixando-o em sorte para uns bons ferros.

    Rouxinol Jr. fechou praça diante de um Romão Tenório de 460 kg e depois do bom ambiente da primeira lide a expectativa era grande. O primeiro comprido resultou traseiro mas o cavaleiro melhorou no seguinte. Nos curtos, montando o Douro, cravou de frente e rematou com ladeios justos tendo o reconhecimento das bancadas eborenses. Terminou com dois bons ferros de palmo.

    Quantos às pegas, tarde de muito empenho dos forcados. Pelos Amadores de Santarém pegaram Joaquim Grave à segunda, José Fialho à primeira tentativa e a dupla de cernelheiros João Manuel e Vítor Tavares à primeira tentativa.

    Pelos Forcados Amadores de Évora pegou à terceira o futuro cabo José Maria Caeiro, José Maria Passanha também à terceira e João Maria Cristóvão à primeira tentativa.

    Quanto aos toiros a concurso, todos eles, à exceção do Calejo Pires com trapio, sendo o toiro Passanha vencedor do prémio em disputa para Apresentação, e o Troféu Bravura para a ganadaria Branco Núncio, sem contestação do público presente.

    A Arena d´Évora reabre as suas portas dia 1 de Julho para a Tradicional Corrida de São Pedro e de Comemoração dos 60 anos dos Forcados Amadores de Évora e também despedida do cabo João Pedro Oliveira. Em praça vão estar os cavaleiros Marcos Bastinhas, Miguel Moura e Guilhermo Hermoso de Mendoza. Lidam-se toiros de António Charrua.

    Luís Gamito